Jornadas Missionárias 2009 (2)

As Jornadas Missionárias decorreram entre os dias 18 a 20 de Setembro de 2009, em Fátima. O Grupo Missionário João Paulo II fez-se presente, de modo a poder crescer com a troca de experiências com jovens de outros grupos missionários do país, mas também reflectindo mais aprofundadamente sobre o tema proposto para este ano: “São Paulo e a paixão pela missão”. Ai de mim se não evangelizar.
Foi um encontro de grande aprendizagem que teve as seguintes conclusões:


Iluminados e iluminadas pelo Congresso Missionário Nacional e por todas as realização do Ano Paulino, reuniram-se em, Fátima nos dias 18 a 20 de Setembro, 450 pessoas oriundas de quase todas as dioceses institutos missionários e movimentos de Portugal, para celebrar as Jornadas Missionárias e estudar “São Paulo e a paixão pela missão”. Ai de mim se não evangelizar.


O maior missionário de todos os tempos, Paulo de Cristo, convida a deixarmo-nos conquistar pelo Ressuscitado e a vivera paixão de anunciar o Evangelho, com entusiasmo mas também com espírito de sofrimento. Paulo adoptou uma metodologia paternal-maternal, personalizada e afectiva na sal acção missionária a tempo inteiro, criou uma rede de bons cooperadores para chegar ao maior número possível de pessoas que andavam à procura de uma resposta aos seus anseios mais profundos, e deu prioridade às cidades.


A missão de hoje passa pelo diálogo com quatro interlocutores: as pessoas que não pertencem a nenhuma comunidade crente e as que buscam a fé, os pobres e os marginalizados, as pessoas de outras culturas, e os membros de outras tradições religiosas e de ideologias seculares. Já começou a desenhar-se um novo rosto da missão, diferente do passado tipicamente europeu e clerical. Este novo rosto assume três características predominantes: laical, feminino e multicultural.

Por isso, nós participantes nestas Jornadas Missionárias decidimos:

1. Agradecer à Comissão Episcopal das Missões o empenho com que está a preparar o documento sobre a missão, pedido pelo Congresso Missionário de 2008;

2. Apoiar a criação do Observatório da Missão como instância que acompanha tudo o que diz respeito à realidade da missão;

3. Pedir às Dioceses, Paróquias e Movimentos que intensifiquem a vivência do “Outubro Missionário”, aproveitem mais o “Curso de Missiologia” organizado pelos IMAG para a formação de evangelizadores e promovam semanas missionárias para o crescimento da consciência de todo o Povo de Deus;

4. A “Missão 2010” e o Congresso Missionário da Diocese do Porto são exemplos a seguir para um maior compromisso evangelizador;

5. Destacar as numerosas iniciativas de convocação, acompanhamento e envio de leigos, sobretudo jovens, para os ambientes pobres e ao encontro de outras culturas, como meio de promover a missão e o compromisso dos jovens com um mundo de fraternidade e paz:

6. Exortar as famílias, paróquias e dioceses a apoiar as vocações missionárias de leigos, padres, religiosos (as). Missão é dar-se: partir, permanecer e pertencer. Mesmo onde faltam ministros, “a missão ad gentes deve ser a prioridade dos planos pastorais” (Bento XVI, Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2009, nº 4)


As próximas Jornadas Missionárias acontecerão aqui em Fátima nos dias 17, 18 e 19 de Setembro de 2010.

Fátima, 20 de Setembro de 2009-09-20
Os participantes.

0 comentários:

© Copyright Grupo Missionário João Paulo II

Todos os direitos reservados 2010