Jornadas Missionárias 2010


O Gupo Missionário João Paulo II participou nos passados dias 17, 18 e 19 de Setembro nas Jornadas Missionárias 2010 em Fátima. O tema das jornadas este ano foi: Espírito Santo e Missão.”
Na sexta feira à noite D. António Couto, bispo auxiliar de Braga presenteou-nos com uma apresentação sobre o Dinamismo e a Vitalidade da Igreja nas primeiras comunidades (Lc e Act). De acordo com D. António Couto “ser cristão e discípulo de Jesus implica necessariamente ser missionário, sendo que essa missão não é nossa, nós é que entramos na missão com Jesus Cristo que sempre nos acompanha”!
No sábado de manhã o Padre Tony Neves falou sobre o “Espírito Santo como protagonista da Missão”. “ É através do Espírito Santo que hoje cada vez mais pessoas são enviadas em missão, sendo que muitas delas são leigos, desaparecendo assim a ideia de que só partem em missão os padres, freiras e consagradas”.
No sábado à tarde, o Padre Almiro falou da “Dimensão missionária no ministério sacerdotal”, onde realçou com bastante firmeza que o papel dos padres nas suas paróquias e dioceses é muito importante, pois só quando um padre é feliz no seu ministério é que consegue ajudar, escutar e aconselhar todos aqueles com quem se cruza. Na opinião do Padre Almiro “para que os padres diocesanos valorizem mais a missão e o trabalho realizado por todos os grupo missionários, institutos e congregações do país, era importante que cada um deles fizesse uma missão ad gentes.
De seguida houve um debate sobre a carta pastoral da conferência episcopal portuguesa, que trabalha o “rosto missionário da Igreja em Portugal”.
No domingo de manhã vários jovens deram o seu testemunho em relação às missões que fizeram no verão de 2010.
Foram bastante ricas estas jornadas, todos os que participaram ficam agora com a missão de provocar e incentivar os seus padres e bispos a viverem mais de perto a dimensão missionária da Igreja.

0 comentários:

© Copyright Grupo Missionário João Paulo II

Todos os direitos reservados 2010