Derrubai as barreiras da superficialidade...


Caríssimos jovens, como os primeiros discípulos, segui Jesus! Não tenhais medo de aproximar-vos d'Ele, de passar a entrada da sua casa, de falar com Ele face a face, como se convive com um amigo (cfr. Ex 33,11). Não tenhais medo da «vida nova» que Ele vos oferece: Ele mesmo dá-vos a possibilidade de acolhê-la e de a pôr em prática, com a ajuda da sua graça e o dom do seu Espírito.

É verdade: Jesus é um amigo exigente que indica metas altas, que pede para sair de si mesmo e ir ao Seu encontro confiando-Lhe toda a vida: «quem perder a sua própria vida por minha causa e por causa do Evangelho, salva-la-á» (Mc 8,35). Esta proposta pode parecer difícil e em alguns momentos pode mesmo meter medo. Mas – pergunto-vos – será melhor resignarem-se a uma vida sem ideais, a um mundo construído à vossa própria imagem e semelhança, ou, pelo contrário, procurar generosamente a verdade, o bem, a justiça, e trabalhar por um mundo que espelhe a beleza de Deus, mesmo que com o custo de se ter de enfrentar as provas que isso comporta?

Derrubai as barreiras da superficialidade e do medo! Reconhecendo-vos como homens e mulheres «novos», regenerados pela graça baptismal. Conversai com Jesus na oração e na escuta da palavra; saboreai a alegria da reconciliação no sacramento da Penitência; recebei o Corpo e o Sangue de Cristo na Eucaristia; acolhei-O e servi-O nos irmãos. Descobrireis a verdade sobre vós mesmos, a unidade interior, e descobrireis o «Tu» que cura das angústias, dos pesadelos, daquele subjectivismo selvagem que não deixa ninguém em paz.

João Paulo II, da Mensagem para a XII JMJ – Paris 1997

0 comentários:

© Copyright Grupo Missionário João Paulo II

Todos os direitos reservados 2010