2ª Semana de Oração



12 a 18 de Outubro

Saudação do Presidente

Sacrifício… é uma palavra dura, incómoda. Vivemos na sociedade do imediato, do prazer, do consumo de bens, de relações, de coisas.
Cai em desuso o sacrifício, a persistência, cai em desuso tudo aquilo que não produz resultado e efeito imediato.
Para nós cristãos, temos um modelo fantástico da importância do sacrifício, não um sacrifício beato ou pseudo-religioso que pretenda valer por si. A nossa fé, conduz-nos à Liberdde e nunca ao sofrimento e ao sacrifício per se. O sacrifício é sempre parte do caminho do esforço, mas nunca o objectivo.
Jesus Cristo, o modelo ideal, passou por ele como ninguém. Viveu o sacrifício, o esforço e a persistência até ao limite dos limites.
Recordamos as horas do Jardim das Oliveiras, as horas de silêncio e julgamento, as horas da cruz, minuto a minuto… A paciente persistência, o sacrifício das horas que se avizinham. O sacrifício por Amor.


1. Introdução

A nossa vida é um conjunto de escolhas, que fazemos dia-a-dia. Escolhemos levantar-nos, escolhemos um pão, uma torrada ou cereais. Escolhemos o café, escolhemos o trabalho, a oração, escolhemos a cor de uma camisola nova, escolhemos o bem, o mal, escolhemos ir na corrente, escolhemos não ir, escolhemos o nosso caminho… ou não o escolhemos.
Ser cristão exige decisão e sacrifício. Estes são os ingredientes de uma vida livre em caminho para a felicidade libertadora de Deus.
É sempre mais fácil ir na onda, é sempre mais fácil viver no conforto, viver sem conforto. É sempre mais fácil deixar as responsabilidades, os trabalhos invisíveis para os outros; é sempre mais fácil não nso sacrificarmos, mesmo que esse sacrifício fosse escolha de Amor.
Bem aventurados aqueles que se sacrificam até ao fim por quem e por aquilo em que acreditam!

2. Escutar a Palavra

Evangelho: Mateus 5, 1-16

“ Ao ver a multidão, Jesus subiu a um monte. Depois de se ter sentado, os discípulos aproximaram-se dele. Então tomou a palavra e começou a ensiná-los, dizendo:
“Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céu.
Felizes os que choram, porque serão consolados.
Felizes os mansos, porque possuirão a terra.
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Felizes os misericodioso, porque alacançarão misericórdia.
Felizes os puros de coração, porque verão a adeus.
Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu.
Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam. “
“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se corromper, com que se há-de salgar? Não serve para mais nada, senão para ser lançado for e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem se acende a candeia para a colocar debaixo do alqueire, mas sim em cima do candelabro, e assim alumia a todos os que estão em casa. Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, de modo que, vendo as vossas obras, glorifiquem o vosso Pai, que está no Céu. “

Reflexão

Bem aventurados os que vivem a paixão de Cristo, bem aventurados os pobres, os oprimidos, os que trabalham no silêncio da solidão, bem aventurados os misericordiosos, os que trabalham, dia após dias na vinha do Pai por um mundo melhor…
Quem quero ser eu?
Um dos que vive a vida, fazendo o que dá prazer e é agradável? Um dos que valoriza mais a sociabilização, o convívio por si ou dos que convive e se une aos outros com um sonho comum de Deus?
Que quero fazer eu?
Seguir o Senhor, mas desistir nos obstáculos que exijam sacrifício para serem ultrapassados?
Como quero viver a minha vida? Como quero viver a minha Paixão?


3. A Palavra gera Oração

. Por todas as pessoas a quem o sacrifício da vida, tantas vezes, desampara e desespera;

R: Ensina-nos Pai, a seguir-Te para lá do sacrifício

. Para que os abandonados à vida e a si mesmo nunca percam o conforto no coração de Deus;
. Que as crianças entregues ao sacrifício da luta diária pelo combate à fome consigam um futuro e uma vida condigna;
. Por todas as pessoas que no mundo choram a fome, a sede, a solidão e a guerra da saua pátria e por todos quantos estão prontos ao sacrifício do serviço e da entrega sem reservas;
. Por todos os Missionários e Voluntários que se dão sem cessar e sem temer o sacrifício da própria vida a uma Causa de Amor, que Deus sempre os proteja e ampare;
. Que o Espírito Santo ilumine os cristãos, a fim de que, se entreguem à Missão que é de todos.
PAI-NOSSO....

0 comentários:

© Copyright Grupo Missionário João Paulo II

Todos os direitos reservados 2010