8º Encontrar(-TE)

Decorreu neste fim-de-semana, 4-5 Fevereiro, mais um encontrar-(TE), é já o 8º neste nosso itinerário de formação.

Desta vez fomos convidados a aprofundar a temática:

O que é afinal Evangelizar?
- A Evangelização, uma questão de amor

Em todo este caminho que fizemos ao longo do fim-de-semana fomo-nos dando conta que

“o/a Missionário/a é aquele que se deixa conduzir na simplicidade da vida, ou melhor, o missionário é aquele que se encontra face a face com a vida, sem temor e sem pressa, mas com uma humildade responsável de quem sabe que só o que se constrói em profundidade é verdadeiramente duradouro.
É neste encontro com aquele que é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14, 6) que se alargam as cordas do nosso coração e assim nos é oferecido um horizonte infinito, habitado por tantos e tantas, que mais do que adversários são Irmãos, mais do que incómodo ou obstáculo, se tornam o lugar, o espaço vital, onde a vida se descobre e aprofunda, onde os gestos ganham densidade, onde a vida se lê com sabedoria e ternura, onde o encontro se torna tesouro permanente.

Sem este encontro vital, sério (e a sério!) com Cristo o(s) outro(s) será sempre um desconhecido para mim. É aqui, no encontro com o Outro e com os outros, que “nasce e se realiza o coração da missão”!

Percebemos que:

A Evangelização mais do que uma tarefa (= fazer coisas), é sobretudo um encontro e um caminho de aliança (= fazer com Deus o que Ele quiser), um caminho onde Deus tem de ser o protagonista, e onde eu, na intimidade profunda de um diálogo com Ele, vou descobrindo como devo ser e o que devo fazer diante de cada realidade e sobretudo com cada pessoa.

Assumindo que:

Evangelizar é então abrir o coração ao mundo, fazer do mundo a minha casa e do meu coração a casa de todos, o lugar e o espaço onde, habitado pela ternura e pela salvação de Deus, eu me faço dom para cada um, servidor para todos, irmão e companheiro de viagem, de um modo particular e especial dos mais frágeis, dos mal amados, dos sós,…é por isso que as palavras de Jesus no evangelho “ide por todo o mundo…” fazem eco em mim e me levam a dar uma resposta de amor, de fidelidade ao amor fiel com que sou amado/a.

Evangelizar é saber-se acompanhado e descobrir-se companheiro.
Acompanhado por Deus na sua Igreja, que é o corpo de Cristo que caminha na história. E Companheiro de tantos outros baptizados que, como eu, bebem na fonte da Páscoa de Jesus a paz, o conforto, a salvação, a ternura e a alegria, e que, não querendo guardar isso para si vivem esta “doce inquietação de um amor que só sabe dar-se”, a Missão!

Por isso,
A quem nos perguntar acerca do “Porquê a evangelização?” Podemos responder-lhe que Deus nos disse (e continua a dizer hoje!) o porquê e o com quem em Jesus, em cada página da Sagrada Escritura, na Igreja e em cada página da história humana e di-lo quotidianamente nos nossos corações de cada vez que nos decidimos pelo amor e dizemos não ao egoísmo…porque evangelizar é mesmo isso, é dizer não ao egoísmo e é oferecer a gratuidade de um amor total que é a vida, e que dá a vida…até ao fim! Como Jesus.

e porque o caminho se faz passo a passo...regressamos ao nosso quotidiano (universidade, trabalho, família, amigos...) com a consciência de que a missão...está sempre a (re)começar!

0 comentários:

© Copyright Grupo Missionário João Paulo II

Todos os direitos reservados 2010