9º Encontrar(-TE)...

Decorreu no fim-de-semana 18 e 19 de Fev. mais um encontrar(-TE) desta vez a temática da formação foi o tomar consciência de que somos:



Missionários do Evangelho na nossa vida quotidiana!



Deixamos um "pedaço" de um dos textos que nos serviu para trabalhar, com algumas questões muito concretas, este belo desafio:


"Nos próximos anos, alguns dos que aqui estão irão adquirir muitos conhecimentos e competências no domínio dos vossos estudos ou do vosso trabalho.
Tentem não deixar a vossa fé permanecer em expressões aprendidas durante a infância. Quando regressarem a casa, procurem modos de aprofundar continuamente a vossa compreensão do mistério da fé.

Aprofundar a confiança em Deus e transmiti-la à nossa volta, tornar-nos missionários do Evangelho na nossa vida quotidiana, tudo isso pede uma renovação constante da nossa coragem. (…) Por isso, não podemos aceitar que aumentem as desigualdades no mundo, que apenas alguns beneficiem da prosperidade económica, enquanto a grande maioria experiência a pobreza. Queremos escolher a simplicidade de vida para promover a partilha, a solidariedade, a utilização responsável dos recursos do nosso planeta.
Sim, a luz de paz é para todos. E isso leva-nos a todos a continuar a «peregrinação de confiança através da terra», que vivemos estes dias aqui no Porto e que pode ser continuada na vida quotidiana. Na fé, toda a nossa vida somos peregrinos. Pelo caminho, todos nós passamos e passaremos por provações. Às vezes, talvez possa parecer que nos submergem tanto que até uma consolação vinda dos nossos próximos nos toca dificilmente.

O que podemos então fazer? Perante as provações pessoais e as que outros atravessam, a nossa resposta não será amar mais? Um cântico poderia assim acompanhar-nos de regresso a casa e também ao longo do caminho da nossa vida: «A alma que anda no amor nem cansa nem se cansa.» Quando a alma está cheia de amor, quando vive para amar, a coragem renova- se, os que procuram Deus podem caminhar sem se cansarem.

(ir. Alois de Taizé, Carta do Quénia (2009) e Meditação no Porto, 15 de Fevereiro de 2010)

0 comentários:

© Copyright Grupo Missionário João Paulo II

Todos os direitos reservados 2010