"Felizes os Pobres..." - Intromissão 2014

Em mais um Tríduo Pascal, o Grupo Missionário João Paulo II colocou-se novamente a caminho para viver a sua IntroMissão numa das paróquias da Diocese de Coimbra. Este ano fomos recebidos pela Paróquia de Santiago da Guarda, ainda que tivéssemos sido acolhidos no centro paroquial de Alvorge. Ali encontrámos uma comunidade viva e empenhada, reflexo da Igreja em movimento que somos.
Respondendo ao apelo do Papa Francisco por ocasião da XXIX Jornada Mundial da Juventude, tomámos como lema a primeira das Bem - Aventuranças «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu» (Mt 5, 3). Assim, entre 5ª Feira Santa e Domingo de Páscoa, vivemos em missão e oração, num estilo de vida sóbrio, centrado no essencial e perto dos que mais precisam de ouvidos disponíveis e palavras de esperança. Por isso, durante dois dias e com a preciosa colaboração do grupo de ministros da comunhão, foram organizadas visitas aos doentes e idosos que moram sozinhos ou já não podem deslocar-se e que se encontram nas diversas localidades da paróquia. Estas visitas deram sabor e sentido às palavras que o Papa Francisco escreveu na mensagem para esta Jornada: “ De certo modo, os pobres são uma espécie de mestres para nós. Ensinam-nos que uma pessoa não vale por aquilo que possui, pelo montante que tem na conta bancária. Um pobre, uma pessoa sem bens materiais, conserva sempre a sua dignidade. Os pobres podem ensinar-nos muito também sobre a humildade e a confiança em Deus”. Afinal, estas visitas foram lições de dignidade e fé que nós, jovens, só podemos aprender com estes mestres.
Houve ainda tempo para conviver num almoço com o grupo de acólitos, participar nas celebrações da Semana Santa com a comunidade, contemplar a paz inspiradora da Serra de Sicó e dar graças a Deus pela vida renovada a cada Páscoa e pela alegria da ressurreição espelhada em cada rosto com que nos cruzámos. 

Destes dias vividos em Santiago da Guarda, fica um sentimento de gratidão pela generosidade com que o Grupo Missionário João Paulo II foi recebido e pelo sentido de compromisso com Deus que ali foi possível encontrar.
Igreja Paroquial de Alvorge

0 comentários:

© Copyright Grupo Missionário João Paulo II

Todos os direitos reservados 2010