"Todo o pobre é meu irmão!"

“Todo o pobre é meu irmão!” foi o tema de mais um encontro do Grupo Missionário JPII.
Para nos introduzir no tema, contámos com a presença do nosso querido Padre Neves, padre da Sociedade Missionária da Boa Nova que está há mais de 35 anos como pároco da cidade de Chapadinha e também do nosso Bispo D. Virgílio.

Foi um momento para recordar o tempo de missão, para perceber como está a cidade maranhense após o nosso trabalho ao longo dos anos, perspetivar a próxima missão no final de Julho e agosto, e também para estreitar os laços que existem entre a cidade de Chapadinha e a nossa diocese de Coimbra.

O tempo de diálogo, partilha e as experiências que fizemos, vieram de encontro ao nosso tema, uma vez que nos colocou em relação muito direta e concreta com a exclusão social dos pobres, aqueles que por alguma razão, se tornaram, como gosta de nos recordar o Papa Francisco, "uma periferia existencial” gerada pela sociedade de consumo e do lucro.

Cada cristão e cada comunidade são chamados a ser instrumentos de Deus ao serviço da liberdade e promoção dos pobres, para que possam integrar-se plenamente na sociedade” [E.G.186] e fazer a diferença face a este mundo egoísta em que nos (a)costumamos a (vi)ver.




O encontro terminou no domingo com um almoço convívio promovido pela associação capacidades sem limites com alguns sem abrigo da cidade.

Saímos deste fim-de-semana mais ricos na nossa pobreza e com a certeza de que Ele nos acompanha na missão diária de fazer o mundo que vivemos num mundo mais solidário e compreensível com aquele que é diferente de nós, mas não nos deve ser indiferente.




“A opção pelos pobres é uma opção cristã; 
é também a opção da sociedade que
 se preocupa com o verdadeiro bem comum.” 
Papa João Paulo II


0 comentários:

© Copyright Grupo Missionário João Paulo II

Todos os direitos reservados 2010