Nota informativa

Porque a transparência faz parte do nosso modo de estar, viver e rezar aqui fica
A propósito dos comentários deixados no post anterior pelo Senhor Xavier o seguinte esclarecimento:

Sr. Xavier,

Lamentamos que se tenha precipitado nos seus comentários...gostaríamos até de poder contactá-lo mas, apesar do nome, escondeu-se no anonimato que as novas tecnologias permitem...interessante!

Antes de produzirmos qualquer afirmação sobre o que quer que seja, devemos estar informados sobre o que realmente acontece ou aconteceu...

Sabemos realmente o que é a Missão de anunciar o Evangelho, temos procurado cumpri-la com fidelidade e alegria, foi isso que nos levou ao Brasil, e melhor do que nós próprios são as nossas obras, discretas e humildes no meio daquele povo e conjuntamente com os Padres Missionários da Boa Nova e as Irmãs Criaditas dos pobres que hão-de dar testemunho da Missão que fomos, somos e realizamos.
Esta missão tem sido acompanhada desde o 1º instante, passo a passo, pelo nosso Bispo que conhece, apoia e entusiasma a formação de preparação, o trabalho desenvolvido por nós em Chapadinha bem como lhe tem sido feito anualmente na 1º pessoa, pelo Pe. Neves, pároco de Chapadinha, um relatório do que ali fazemos e somos.

Caso não tenha lido, aproveitamos para lhe deixar aqui o endereço de um dos relatos que enviámos oportunamente para a agência Ecclesia, não sobre "férias" mas sobre a MISSÃO que realizámos:

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=74692

pode ler também a carta circular que enviámos (para a nossa lista de e-mails e para orgãos de comunicação social) no blog de um dos padres, Pedro José, da comunidade onde estivemos, se fosse mentira o que nela se diz ele, na sua autonomia responsável não a teria publicado:

http://pedroc72.spaces.live.com/blog/cns!3AD9FC88C8170E02!546.entry

Terá lido também as notícias que saíram no Diário de Coimbra, no Jornal Correio de Coimbra, entre outros, e em vários sites noticiosos de Portugal e do Brasil (por exemplo, na página oficial da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, foram dadas notícias do que estávamos a fazer em Chapadinha)

Teremos muito gosto também em enviar-lhe para o seu e-mail as folhas paroquiais (em versão pdf ) da comunidade onde estivemos, elaboradas pelo pároco, e que relatam o que semanalmente íamos fazendo.

Como deve ter reparado têm vindo a ser feitas aqui algumas partilhas, a pouco e pouco, simples, de um jeito familiar, pois é esse o nosso jeito de ser e fazer, tentando fazer uma crónica dos 33 dias de missão.

Não saberá portanto, mas aproveitamos para o informar, que:

está previsto serem publicados testemunhos na 1ª pessoa durante o Mês Missionário (Outubro) e que do muito material que fizemos, fotos, entrevistas e filmes, estamos a preparar um relato detalhado sobre a missão e as actividades realizadas para ir publicando aos poucos.

Cabe-nos também a nós organizar na diocese uma vigilia Missionária, para que todo o trabalho da missão passe pela oração!

Vamos também ao longo deste ano fazer um trabalho de sensibilização para a missão cá e para a missão Ad Gentes em algumas das 268 paróquias da nossa diocese.

O pequeno filme que viu, e que lhe mereceu tão apressados, e no seu ponto de vista "acertados"(?) comentários, visa apenas ser um instrumentos de divulgação da alegria evangélica que Deus nos proporcionou em sermos rosto de uma Igreja que se faz próxima nas alegrias e esperanças, tristezas e angustias de uma outra Igreja irmã, a Diocese do Brejo no Nordeste Brasileiro, pois como afirmamos, ele visa ser: “um pedaço, ainda que muito pequeno, da alegria que nos levou a dar rosto à missão 2009”. Não pretende por isso ser "o Filme" sobre o que fizémos mas sim uma partilha da alegria que tivemos em fazer esta missão.

Quanto às “férias”:

1º Não se preocupe que quando estes senhores padres e senhores leigos quiserem “passar férias” cada um de nós as há-de pagar do seu bolso!

2º Aproveito para o informar que dêmos com muita alegria todo o tempo disponível das nossas férias à missão, privando-nos de estarmos em nossas casas, com as nossas famílias e amigos, no conforto que habitualmente temos e alguns de nós, mal chegámos no dia 2 de Setembro, mesmo esgotados pelos trabalhos da missão e pela viagem, re-iniciámos ainda nesse mesmo dia o nosso trabalho habitual nos diversos sítios em que nos encontramos.

Agradecemos a partilha monetária que fez com esta Missão da Igreja católica presente em Coimbra, e da qual fomos portadores, e pode ter a certeza que o seu dinheiro, e o de outros, foi entregue a quem de direito: à comunidade Paroquial de Nossa Senhora das dores em Chapadinha, Nordeste do Brasil, e servirá para:

- Reconstrução de capelas nas comunidades do interior.

- Construção de um muro-vedação e ampliação da Capela de S. Raimundo, num dos bairros da cidade;

- Apoio na ampliação da Capela de Nossa Senhora Aparecida, noutro bairro da cidade.

- Auxílio a várias famílias carenciadas dos bens essenciais de sobrevivência

- Auxilio na compra de alguns sacrários em ferro para as capelas que os não têm, dado que um deles foi profanado ainda durante a nossa presença em Chapadinha.

- Apoio-suporte a algumas iniciativas evangelizadoras previstas no projecto da paróquia, sobretudo no âmbito das famílias e dos jovens.
Entre outros…

Atentamente
GRUPO MISSIONÁRIO JOÃO PAULO II

0 comentários:

© Copyright Grupo Missionário João Paulo II

Todos os direitos reservados 2010