Testemunho



Nos passados dias 28, 29 e 30 de Maio, o Grupo Missionário João Paulo II, esteve em retiro em Torres Novas. Eu gostaria de partilhar o que foi para mim viver este retiro, o que me trouxe de novo!
O retiro tinha como tema: "Meu Deus eu CReIO, ADORO, ESPERO e AMO-VOS".
Quantas vezes dou por mim a cantar esta pequena oração que o anjo ensinou aos pastorinhos? Principalmente quando vou "sozinha" a coduzir...
Apesar de já ter cantado muitas vezes esta oração, neste retiro pude parar e reflectir cada uma das suas palavras, cada um dos seus sentidos!
Na 6ª feira à noite, começámos por trabalhar o sub-tema "Meu Deus eu CREIO".
Foram-nos vendados os olhos e cada um foi levado para o jardim da casa (onde se podia ouvir a água do poço a correr...) e foi-nos lavado o pé, tal como Jesus fez aos discípulos.
Sentir o vento a correr no meu pé, fez-me sentir livre, uma liberdade que por breves instantes ultrapassou os meus próprios limites. Fazer-me humilde e imaginar que era Jesus que me lavava o pé, foi sem dúvida o mais difícil... Mas ao sentir o meu pé ser beijado, fiquei completamente desarmada!
Na manhã de Sábado, trabalhámos o sub-tema "Meu Deus eu ADORO".
Dois momentos foram muito marcantes para mim. O primeiro foi entrar na capela descalça! Deixar a comodidade dos meus sapatos e sentir a irregularidade do chão, conversando mais de igual para igual com Jesus. O segundo doi rezar prostrada pelo chão. Foi algo que nunca tinha feito, mas que ainda me coloca mais ao nível de Jesus e me "obriga", sem dúvida, a estar mais próxima Dele.
Na tarde de Sábado trabalhámos o sub-tema "Meu Deus eu Espero".
Visualizámos um filme: "Jacob, o mentiroso". Um filme que me marcou e me deixou algumas questões: Vivo a minha vida com esperança? Como é que a minha esperança pode ajudar os outros? Devo arriscar ajudar? E quando a minha própria esperança falta, o que acontece à esperança que transmito aos outros?
Já à noite, vivemos a Via Sacra de Jesus nos Valinhos.
Na manhã de Domingo trabalhámos o sub-tema "Meu Deus eu AMO-VOS", celebrando, ao fim da manhã, a Eucaristia.
Como voltei para casa? Diferente.... A minha vida já estava a precisar de uma paragem, já sentia necessidade de reflectir sobre tudo o que ela é, mas nem sempre é facil fugir daquilo que é a nossa rotina, o nosso dia-a-dia... Neste retiro tive tempo para mim, para o grupo, mas principalmente para Ele.


Susana Marques

1 comentários:

Sara Teixeira disse...

Sem dúvida DIFERENTE...um momento diferente, replecto de imensos símbolos que me ajudaram a interiorizar melhor esta relação eu + Ele!

Sara Teixeira

© Copyright Grupo Missionário João Paulo II

Todos os direitos reservados 2010