3º Encontrar(-Te) - 5/6 Janeiro



“Chegou a tua luz
e brilha sobre ti a glória do Senhor” (Is 60)


No último fim-de-semana, 5 e 6 de janeiro, realizou-se mais um (re)encontro da grande família JP2, desta vez para celebrar a Festa de Reis.
Durante estes dois dias, houve tempo para pensar de que maneira estaríamos nós a ser/viver o nosso caminho e se este estava a ser guiado por “aquela” estrela, a mesma que guiou os Magos até ao Deus-menino nascido numa manjedoura e que foi adorado por todos, sobretudo por aqueles “homens da ciência” que andavam em busca...

“Como estás a ser o 4º Rei Mago?”

Foi esta a questão que introduziu a temática e que nos levou a partilharmos o que ia dentro dos nossos corações e das nossas cabeças em relação ao nosso presente e ao nosso futuro. Alguns andavam “meio perdidos” porque seguiam várias estrelas, outros escolheram “atalhos” e ainda outros paravam pelo caminho e por isso a sua viagem estava a ser mais demorada, mas todos chegámos à mesma conclusão: queremos chegar, queremos encontrar-nos com Ele, nem que para isso demoremos anos, a vida toda, a percorrer o caminho.
Este foi também um momento para fortalecer laços dentro desta grande família porque, para além da base deste grupo ser a oração, a reflexão e a partilha, os momentos descontraídos e animados também têm o seu lugar e importância.
O fim-de-semana ficou também marcado pela Eucaristia de domingo que foi animada pelo grupo, e uma vez que cantar é rezar duas vezes, foi uma oportunidade para crescermos duplamente quer como grupo quer com a comunidade de Outil.

O próximo encontro é já dia 19 e 20 de janeiro e contará com algumas surpresas, esta nossa história de ser e fazer missão continua…e nela cada passo é importante ;)

Ana Rita Marques


«Para a Igreja crente e orante, os Magos do Oriente, que, guiados pela estrela, encontraram o caminho para o presépio de Belém, são apenas o princípio duma grande procissão que permeia a história. Por isso, a liturgia lê o Evangelho que fala do caminho dos Magos juntamente com as estupendas visões proféticas de Isaías 60 e do Salmo 72 que ilustram, com imagens ousadas, a peregrinação dos povos para Jerusalém. Assim como os pastores – os primeiros convidados para irem até junto do Menino recém-nascido deitado na manjedoura – personificam os pobres de Israel e, em geral, as almas simples que interiormente vivem muito perto de Jesus, assim também os homens vindos do Oriente personificam o mundo dos povos, a Igreja dos gentios: os homens que, ao longo de todos os séculos, se encaminham para o Menino de Belém, n’Ele honram o Filho de Deus e se prostram diante d’Ele. A Igreja chama a esta festa «Epifania» – a manifestação do Divino. Se considerarmos o facto de que desde então homens de todas as proveniências, de todos os continentes, das mais diversas culturas e das diferentes formas de pensamento e de vida se puseram, e estão, a caminho de Cristo, podemos verdadeiramente dizer que esta peregrinação e este encontro com Deus na figura do Menino é uma Epifania da bondade de Deus e do seu amor pelos homens» (Bento XVI, 06 Janeiro 2013)

0 comentários:

© Copyright Grupo Missionário João Paulo II

Todos os direitos reservados 2010